Nomes conhecidos como Cirilo Barros, Deuzirene Cardoso da Silva, Ivanildo Costa de Souza e Caio de Medeiros Porto, são alguns dos criminosos de Roraima na "lista vermelha" do Projeto Captura / Fotos: Divulgação /
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), o Projeto Captura, iniciativa que cria uma “lista vermelha” com os criminosos mais procurados pela Justiça brasileira. Dos 216 foragidos na lista, oito são de Roraima.
Segundo a pasta, os nomes na lista são de foragidos de interesse estratégico para o combate ao crime organizado no país. Acesse aqui.
No Projeto Captura é possível encontrar informações detalhadas e imagens dos indivíduos que possuem mandados de prisão em aberto e são considerados de alta periculosidade.
Os bandidos listados na plataforma foram indicados pelos órgãos de segurança pública de cada estado, que selecionaram oito nomes considerados estratégicos para o enfrentamento às organizações criminosas no país.
Os foragidos foram incluídos na lista com base em diversos critérios, entre os quais:
- envolvimento em crimes graves ou hediondos;
- participação em organizações criminosas;
- mandados de prisão em aberto.
Veja quem são oito os criminosos procurados de Roraima:
- ALAMIR LAURENCE DE SOUZA CRUZ CASARIN
- CAIO DE MEDEIROS PORTO: Suspeito de assassinar o casal de agricultores Flávia Guilarducci, de 50 anos, e Jânio Bonfim de Souza, de 57. Caio Porto está foragido desde o dia do crime, 23 de abril de 2024. O crime aconteceu na propriedade do casal, localizada na vicinal Surrão, no Cantá, Norte de Roraima.
- CIRILO BARROS FERREIRA: Acusado de ser o executor dos disparos que matou o empresário do ramo de aviação Francisco Mesquita, mais conhecido como Chico da Meta, em maio de 2011, foi condenado pelo Tribunal do Júri a mais de 21 anos de prisão. Está foragido desde 2012, após pagar R$ 8 mil para um policial militar ajudá-lo a fugir da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
- DEUZIRENE CARDOSO SILVA: É uma das três mulheres listadas entre os criminosos mais procurados do Brasil. Foi presa preventivamente em 2011, denunciada por suposta omissão em relação ao abuso sexual cometido pelo seu companheiro contra uma menina menor de idade. De acordo com o Diário de Justiça do Estado de Roraima, em edição de 2012, Hudson da Silva Viana cometeu abusos sexuais contra a própria filha, uma menina de 11 anos na época dos fatos.
- FRANCISCO GLEITON MARTINS DE OLIVEIRA
- GESSÉ DIOMAR MENDES BARROS: O ex-empresário responde a processo por porte ilegal de arma e embriaguez ao volante. No ano de 2010, após abordagem policial, Gessé Mendes Barros foi preso em flagrante e encontrava-se sob tutela do Estado, recolhido na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo. À época, além da uma pistola com 11 munições, a Polícia Militar (PM) também encontrou dentro do veículo do acusado um taco de madeira com uma corrente de ferro e um terçado, além de uma peruca preta, masculina. Está foragido da Justiça desde junho de 2013.
- IVANILDO COSTA DE SOUZA: Réu por estuprar três meninas em Roraima, o servidor público federal Ivanildo Costa de Souza, de 58 anos, está na lista de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto. As vítimas de Ivanildo tinham idades entre 8 e 14 anos quando foram violentadas. Os crimes aconteciam desde 2013 e foram denunciados em outubro de 2024. Ele era do convívio familiar das três meninas.
- MARCELO MAGALHÃES DA SILVA: Conhecido como "China" ou "Maconha", hoje com 27 anos, é o principal suspeito de assassinar o casal de idosos Chenyl Atkinson, de 63 anos, e José Ribamar Ribeiro, de 71 anos, em Bonfim, ao Norte de Roraima, no dia 4 de março de 2024. A idosa foi assassinada com 18 facadas e o marido dela com um golpe de faca na jugular.
FONTE: PORTAL METRÓPOLES

